16 de out de 2013

O remo

O remo além de ter me despertado uma grande paixão é um dos esportes mais completos no tocante ao fortalecimento muscular e à expansão da capacidade respiratória. Ao contrário do que muitos pensam, o esporte em comento envolve principalmente barriga, glúteos e pernas - ...70% e 30% para braços, costas e peito (ideal para as mulheres).

Mas o interessante não é só isso. O esporte envolve muita concentração para que possamos articular de forma harmoniosa movimentos entre braços, tronco, pernas e mãos. O olhar frontal deve ser constante, muito embora o resultado dos movimentos leve o barco para trás. Isso me remete às experiência de retorno ao passado sem a perda do foco no presente e no futuro - dinâmica muito comum nos processos psicoterápicos.

Deslizar sobre as águas, algumas vezes espelhadas e brandas, outras vezes revoltas, me auxilia na administração da ansiedade, ressignificando as condições internas, sem desqualificar as externas. Estar centrada, em posição assertiva é o que efetivamente dá impulso às pernas para lançar-me em qualquer direção que leve ao verdadeiro crescimento (seja muscular ou emocional).

Ana Virgínia Almeida Queiroz

Google+ Twitter Facebook Delicious Digg Favorites More